segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MAPAS, Mapas e mapas.


MAPAS, Mapas e mapas.

 O melhor local para se comprar um jornal é inegavelmente nas bancas. Assinaturas e gazeteiros promovem comodidade, mas inibem a curiosidade. Em bancas de jornal, revistarias, procuramos uma revista ou um jornal e achamos além do que procuramos. Algo tão importante ou mais do que aquilo que procurávamos, e ainda outras, muito interessantes.

Ao folhear o Jornal de HOJE* (25/11), mas que na verdade chegou ás bancas ontem, me deparei com uma matéria cujo título continha a palavra ‘Mapa’. Jornal interessante que encontra-se em uma banca aqui e outra acolá. Ainda não descobri como é o mapa de distribuição do jornal.

A curiosidade levou-me a ler a matéria, e com o texto entendi tratava-se de uma sigla de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — MAPA. Antes de ler a matéria, e ainda lendo, vários mapas me passaram pela mente, até finalmente entender de qual mapa se tratava a referida matéria.

Os mapas de Piri Reis. Nos primórdios da geografia, buscando defini-la como ciência criando sua própria epistemologia. O mapa dos médicos para Monitorar Automaticamente a Pressão Arterial, com um aparelho preso na cintura do paciente verificando a pressão arterial por 24 h. E tantos outros como mapas Google Maps, mostrando o planeta com alta definição. Os mapas de acesso, muito comum nas entradas das cidades turísticas dando a direção aos visitantes. E citando pontos interessantes a serem visitados.

Mapas de localização, muito utilizados em shoppings e grandes lojas de departamentos, grandes supermercados, mostrando as seções e departamentos.

Mapas em bibliotecas facilitando aos usuários encontrar a obra que procuram. Em escolas podem mostrar não só a estrutura administrativa, como as saídas de emergência, extintores, posto médico e etc.

Mapa de riscos. Utilizado por empresas e instituições preocupadas e focadas com a segurança no trabalho, de seus funcionários, colaboradores e usuários, antecipando informações sobre os ricos químicos, por contaminação de produtos; riscos biológicos, também por contaminação de produtos ou presença de insetos e animais peçonhentos; e riscos físicos, podendo ser provocados pela própria arquitetura do local. Riscos ergométricos e posturais.

Mapas de acessibilidade informando antecipadamente aos portadores de deficiências de locomoção, e aos seus acompanhantes, dos portadores de limitações. Pelos mapas de acessibilidade podemos conhecer os tipos de equipamentos que facilitem ou promovam facilidades aos portadores de insuficiências, deficiências, principalmente as motoras. A arquitetura do local também deve ser modificada e sinalizada, facilitando a vida do portador de limitações. Escadas, banheiros, auditórios, bibliotecas, balcões de lanchonetes e outros serviços, tudo deve ser modificado tendo ou não a presença de um portador de limitações. É a política do momento, não fazer alterações identifica as limitações do administrador.

Qualquer empresário ao pensar em criar e montar uma empresa é instruído a construir um plano de negócios que nada mais é que um mapa detalhado com descrição de atos e fatos, itens que procuram identificar os caminhos da empresa a serem seguidos, contornando obstáculos e dificuldades.

Mas voltando a matéria do jornal, havia uma declaração enfatizando a responsabilidade do trabalho do fiscal do Ministério da Agricultura. Funcionário este que necessita de muito preparo para executar as tarefas pertinentes à fiscalização de entrada e saída de produtos de origem animal e vegetal em portos e aeroportos Este funcionário deverá estar apto a identificar o produto, consultar um mapa com a lista de produtos autorizados a entrar ou não, no estado ou no país. Analisar um mapa geográfico identificando a origem da mercadoria, o trajeto entre a origem e a procedência e o trajeto entre a procedência e o destino final. Saber coletar uma amostra, colocar esta amostra em embalagem apropriada, lacrar a embalagem com a amostra e enviar ao laboratório para análises mais detalhadas, não se esquecendo de preencher o mapa que relaciona as amostras enviadas ao laboratório, e seus resultados.

Terminando uma definição de alguns mapas. Envio o artigo ao jornal e coloco em um mapa semanal a tarefa de acompanhar no jornal, quem sabe a publicação de mais um artigo.

 * Jornal de HOJE - Natal/RN (25/11/12)
Roberto Cardoso
Membro do IHGRN
Produtor Cultural
 
Artigo Publicado
Jornal de HOJE
26/11/2012


 

Nenhum comentário: